segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SEDAMA E INSTITUTO CARNAUBA PROMOVEM DIA DE CAMPO NO SITIO SANTO ELIAS

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - SEDAMA através do Instituto Social Carnaúba promoveu no Sitio Santo Elias em Meruoca-CE uma aula de campo no último sábado 12.11.11, com o intuito de demonstrar a potencialidade da sustentabilidade ecológica na Serra da Meruoca.

A aula foi ministrada na propriedade do Sr. Sebastião e Dona Dorinha, com uma linguagem simples e clara o agricultor que trabalha a sustentabilidade há mais de 25 anos, explicou a experiência de vida adquirida após a implantação do sistema em sua propriedade, Há vinte cinco anos atrás eu "brocava e desmatava tudo" e hoje vejo todo o mal e tempo perdido antes de trabalhar e explorar a natureza. Atualmente o Sr. Sebastião e outros agricultores da comunidade trabalham com pelo menos 15 tipos de culturas diferentes: Plantação de Café, Bananeiras, Hortas, Abacaxi, Maracujá, Acerola, Mamão, Abóbora, Batata Doce, Cajú, dentre outras, além da criação de galinha caipira e produção de ovos, sendo um dos principais fornecedores de alimentos naturais para a Merenda Escolar dos municípios de Alcântaras. Meruoca e Sobral, no Ceará.

Senhor Sebastião afirmou que sempre ocorrem visitas de universitários, agricultores, professores e até comunidades indígenas em sua propriedade, e ele tem o prazer de modo real a importância da importância ambiental e exploração sustentável das Florestas.

Durante toda a manhã ainda foram explicados o ciclo da água, compostagem e a correta  dos recursos naturais da região. A SEDAMA ainda promoverá a visita de outros 3 turmas de agricultores ao sitio Santa Elias.

CONFIRA ALGUMAS IMAGENS








Nenhum comentário:

Postar um comentário