terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PROJETO HORTA NAS ESCOLAS

Destinado em auxiliar na merenda escolar através do desenvolvimento de culturas de maneira agroecológica nos colégios, além de estimular o consumo de alimentos orgânicos e saudáveis afim de otimizar as ações de segurança alimentar e trabalhar boas práticas de educação ambiental consolidando a relação aluno/escola e natureza o Projeto Horta nas Escolas desenvolvido pela SEDAMA tem mostrado bons resultados, a iniciativa implantada como projeto modelo na Creche Maria Raulino desde outubro passado tem realizado importantes e significativas ações no ambiente escolar.

Utilizando o esterco do abatedouro municipal os técnicos Guacely da Silva Lima e Geison Carvalho Alcântara estão desenvolvendo como o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras o projeto piloto. Desde sua implantação iniciada com a apresentação do projeto, já foram realizadas a identificação e demarcação da área de cultivo, palestra com a comunidade escolar, construção, adubação e plantio de cucurbitáceas e raízes além do plantio de cebola de cabeça e alface. Ações que estão contribuindo para a mudança na alimentação de alunos e profissionais que trabalham na instituição, bem como o despertar da importância da escola cultivar alimentos de maneira orgânica que podem ser utilizado em seu cardápio.

Em 2012 o Projeto Horta nas escolas deverá ser expandido para outras escolas, devendo ser implantado no Colégio Parsifal Barroso e posteriormente nas escola pólos distribuídas pelo município. Até o momento os canteiros já estão produzindo coentro,cebola e alface, os técnicos estão introduzindo atualmente as culturas de milho, macacheira, abóbora, chuchu, dentre outros legumes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário