sexta-feira, 6 de julho de 2012

ALCANTARAS REALIZA SEMINÁRIO DE ALOCAÇÃO DO AÇUDE PINGA


A Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - SEDAMA em parceria com a Cagece e Cogerh realizou na manhã de hoje( 06 de julho) o Seminário de Alocação de Água do Açude Pinga. O Evento que ocorreu nas dependências do Centro de Referência e Assistência Social- CRAS buscou discutir a atual situação de operacionalização de abastecimento do reservatório.

O Açude Pinga que foi construído no inicion da década de 90 tem a capacidade máxima de armazenamento de 244.000m³ de água, possuindo uma bacia hidráulica de 11,40ha e apresentando como seu principal afluente o Riacho Santana. Inserido entre as Bacias Hidrográficas do Vale do Acaraú e  Coreaú o Açude Pinga alimenta a adutora de bombeamento da Cagece com 5 L/segundo diariamente, representando cerca de 432.000 litros de água que são distribuídos diariamente aos usuários do sistema da zona urbana de Alcãntaras

 Conforme explano pela COGERH o Açude já teve um récuo de 174 da cota de sangria e  deverá estar em 31 de julho de 2012 com apenas 56,8% da sua capacidade total alçançando o mês de Fevereiro de 2013 com apenas 1% de sua capacidade e um volume de água inferior a 3% se a população urbana continuar a consumir a mesma quantidade de  litros registrada até o momento. A simulação apresentada revelou que se a vazão de bombeamento pular dos atuais 5 para 7l/segundo como previsto, o reservatório atingirá  o seu limite  em 31 de dezembro próximo apresentando-se com 2,4% de sua capacidade total. Esta cogitação decorre da condição climática a qual a região está proprícia onde meses mais críticos concentram-se entre os meses de agosto a janeiro, além disso há uma estimativa do atendimento  de 30 comunidades rurais poderão necessitar nesta estiagem de abastecimento d'água feito por caminhão pipa.A evaporação de água quando superado até  3x do valor de água bombeada pelo sistema também acelera a redução do acumulo de água da barragem. 

Mesmo assim a cidade de Alcântaras não deverá de imediato implantar uma campanha de racionamento de água, Porem a Prefeitura Municipal através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente - SEDAMA deverá iniciar uma Campanha de racionalização do uso deste recurso natural. Sobre regulação da utilização de água em lava jatos e em obras da construção civil, além da fiscalização ao desperdício o Responsável pelo Escritório local da Cagece- Manoel Solon informou que quando comprovado a utilização ilegal de água bem como o desperdício  os usuários poderão ter o fornecimento suspenso.                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário